Você já olhou nas especificações de algum produto a temperatura de cor e ficou se perguntando o que significava?
Será que é a temperatura que essa luz emite? Porque a mais fria tem temperatura maior? Qual cor é mais adequada para meu projeto?
Vem com a gente esclarecer essas dúvidas no Blog da MG.
Conceito
A temperatura de cor da luz é uma característica importante a ser considerada na hora de escolher uma lâmpada ou luminária. Ela indica a tonalidade da luz, que pode variar de amarelada a azulada e, por isso, sua escolha deve ser feita conforme o ambiente.
Quando um corpo negro (objeto que absorve toda a energia eletromagnética recebida) é aquecido, ele emite radiação em uma faixa contínua que depende apenas de sua temperatura. À medida que a temperatura aumenta, a cor da luz que o corpo emite muda de vermelho (temperaturas mais baixas) para azul (temperaturas mais altas).
Essa temperatura é medida em Kelvin por ser uma escala de temperatura que começa no zero absoluto (0 K), que é o ponto em que as partículas de um sistema têm a mínima energia térmica possível. É comumente medida entre 2700K e 6500K nos produtos de iluminação.
E apesar da temperatura de cor ter relação com a quantidade de energia que o corpo absorve, o consumo de energia não tem relação com a sua tonalidade, mas sim com a sua potência. Portanto, precisamos estar atentos à potência exibida nas embalagens, já que quanto mais potência, maior será o seu consumo de energia.
Aplicações
Ambientes mais aconchegantes, como salas de estar e quartos, buscam uma iluminação mais quente, com temperatura de cor entre 2.700 K e 3.500K, pois é uma tonalidade mais relaxante e convidativa.
Ambientes comerciais, como lojas, escritórios e recepções, pedem uma iluminação neutra, com temperatura de cor de 4000K. Essa tonalidade é confortável, o que a torna ideal para ambientes onde as pessoas passam a maior parte do dia.
Ambientes mais formais, como escolas e hospitais, pedem uma iluminação mais fria, com temperatura de cor entre 6000K e 6.500K, para despertar o foco e favorecer a concentração.
Existe uma falsa impressão de que quanto mais fria a iluminação, m aior é a sua potência, ou que ilumina melhor o ambiente que a luz quente. Na verdade, a principal diferença está no contraste. A luz fria proporciona maior percepção de claridade, que estimula a atenção, e a luz quente é mais aconchegante.
A influência da temperatura de cor na percepção
A temperatura de cor da luz tem um impacto significativo na percepção das pessoas. A luz quente, por exemplo, é associada a sentimentos de conforto, relaxamento e bem-estar. Já a luz fria é associada a sentimentos de energia, produtividade e atenção.
Aqui estão alguns exemplos de como a temperatura de cor pode influenciar a percepção humana:
- Iluminação residencial: em uma sala de estar, a luz quente pode criar uma atmosfera suave e aconchegante, perfeita para relaxar e se reunir com a família e amigos. No quarto, ela cria um clima relaxante e propício ao sono.
- Iluminação comercial: em uma loja, a luz neutra pode ajudar a criar uma atmosfera convidativa para os clientes. Já em um escritório, ela auxilia na produtividade e na concentração dos funcionários.
- Iluminação profissional: em uma cozinha industrial, a luz fria colabora para uma atmosfera mais limpa e higiênica, assim como em um laboratório de pesquisa, estimulando a atenção e concentração dos profissionais.
Como escolher a temperatura de cor ideal para cada ambiente
Ao escolher a temperatura de cor da luz para um ambiente, é importante considerar os seguintes fatores:
- O propósito do ambiente: residencial, comercial ou profissional?
- O clima que se deseja criar: deve ser aconchegante, convidativo ou produtivo?
- A atividade que será realizada no ambiente: relaxar, trabalhar, estudar ou dormir?
Tendo isso definido, você pode escolher a temperatura de cor da luz que melhor atenderá às suas necessidades. E para isso, as lâmpadas de destaque e painéis da MG Lux são a melhor opção para qualquer temperatura de cor, pois são eficientes, econômicas e duráveis.
Explore nosso site, conheça nossas linhas de iluminação e escolha a que mais se adequa ao seu projeto!
MG – Iluminação que conecta pessoas e ambientes.