A iluminação é um elemento fundamental na decoração de qualquer ambiente. Além de proporcionar conforto e segurança, ela também pode influenciar a percepção das cores dos objetos.
Por isso, é importante escolher a iluminação adequada para cada espaço, levando em consideração o Índice de Reprodução de Cor (IRC).
No post de hoje do Blog da MG nós vamos explicar o conceito e a importância desse índice para os produtos de iluminação.
O que é IRC?
O IRC é uma medida que avalia a fidelidade com que uma fonte de luz reproduz as cores dos objetos, em uma escala de 0 a 100.
Quanto maior o IRC, mais fielmente as cores são reproduzidas. Ou seja, quanto mais próximo de 100%, maior a proximidade das cores que vemos com a luz natural solar.
Por isso, é importante escolher fontes de luz com IRC alto, acima de 80%, para ambientes em que a veracidade das cores é importante, como escritórios, cozinhas e banheiros.
Já para ambientes como salas de estar, quartos e depósitos, é possível escolher fontes de luz com IRC mais baixo, de 60 a 80%, por serem ambientes mais relaxantes.
Importância do IRC
Além do Índice de Reprodução de Cor alto auxiliar na percepção mais precisa das cores, ele auxilia no conforto visual e consequentemente na qualidade de vida.
Isso porque, em um ambiente onde as cores estão distorcidas ou apagadas, sentimos um desconforto e fadiga visual.
Lembre-se sempre que um local iluminado corretamente garante segurança e bem-estar, especialmente de crianças, idosos e pessoas com deficiência visual.
E aí, curtiu nosso blog?
Explore nosso site, conheça nossas linhas e encontre a iluminação perfeita para o seu projeto!
MG – Iluminação que conecta pessoas e ambientes.